26/03/2013

[GIMP Tutorial] Borda Interna na Imagem



Olá, pessoinhas!
Notícias boas: minha última prova é amanhã. Notícia ruim: Eu faltei umas 6 provas e vou ter que fazer elas de 2a chamada e repito:crianças, JAMAIS sigam o exemplo da tia Luh. Bem, muitas pessoas me perguntaram como eu fazia essa bordinha interna nas ilustrações e me pediram tutorial, então aqui estou eu *happyface*. By the way: a mula aqui tirou print de uma das bases que faltava e mudou pra outra antes de copiar o código. Yeppp



Abra sua imagem normalmente. A minha está no tamanho de imagens para posts, de 500x300px.

Vá em Selecção > Toda. Toda a camada será selecionada. Após isso, vá em Selecção > Bordas e coloque 5 pixels como valor de Limite de selecção, dando Ok.

Isso fará que ele selecione 5 pixels nos limites da sua imagem, mas queremos uma borda interne, não? Vá novamente em Selecção > Bordas e, dessa vez, coloque o Limite de selecção de 1 pixel. No final, dê Ok.

Antes de pintar a seleção, Faça uma nova camada, como sempre: Aperte Ctrl+Shift+N, nomeie a camada como quiser e tenha certeza de estar marcada a opção "Transparência".

Pegue a ferramenta e vá pintando tudo de preto sem medo. Note que apenas irá ser pintada onde fica a seleção. Aumente o pincel na janela de ferramentas para ir mais rápido. Vai ficar algo desse tipo:

Dê close na sua imagem e note que, na verdade, existem duas linhas ali, e não só uma. A pintada de vermelho é a que está nos limites da imagem, e a de verde é a que está interna. Com a ferramenta , selecione a que está nos limites(vermelha) e aperte Delete. Ela irá sumir imediatamente.


Vá novamente para janela de Camadas e, em Modo, Selecione a opção "Sobrepor". Isso fará com que a camada tenha uma espécie de Opacidade por cima da outra. O modo está logo acima de onde se regula a Opacidade da camada.


Pronto! Se quiser, pode Guardar a Imagem e deixar ela de modelo, assim, toda vez que quiser aplicar esse efeito, é só ir na camada onde fica a imagem e a substituir por outra! O resultado final sai assim:



Espero que tenha ajudado! Se tiverem dúvidas, é só perguntar nos comentários!



5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa nem sabia que dava pra fazer esse tipo de borda pelo GIMP *O*. Lu-chan podia dar uma olha na base para perfil que fiz lá no SK? obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuahua, dá sim xDD E ainda tem como fazer efeito pressionado x3

      Ah, vou lá dar uma olhada, obrigada por avisar :3

      Excluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3