28/02/2013

[Debate AD] O rolo com a ChiNoMiko


Amei as imagens, Ally *u*

Olá pessoinhas!
Antes de tudo, queria agradecer realmente as postadoras-maridas por estarem postando, eu realmente aprecio isso. Como eu estou cheia de trabalhos e as provas já são semana que vem, tá bem corrido pra mim.

Ah, e como vocês decidiram no post de postarmos mais coisas sobre o AD, esse post é inaugurando isso com um assunto que a maioria das docetes conhece: o rolo com o Facebook da Chino.
A Discussão AD vai ser basicamente isso: uma discussão proposta por mim, com a minha opinião no post e a opinião de vocês nos comentários.

Um breve resumo sobre a história: as docetes brasileiras estavam mandando muitas mensagens pelas coisas pessoais da ChiNoMiko, tal como facebook, sobre o Amor Doce. Então a Chino decidiu que iria bloquear temporariamente as mensagens das brasileiras, que de todos os países eram as que mais mandavam as mensagens. Porém, devo destacar que ela avisou isso educadamente, ok?

A história continua, clique em Continue Lendo! E quem não quiser ler, pode apenas pular esse post, que está realmente muito grande. Mas quem estiver com raiva da Chino, por favor leia o post, e tente ver o lado dela das coisas.

O rolo todo despencou quando algumas docetes francesas(nas quais a Chino liberou as mensagens) postaram comentários preconceituosos sobre as brasileiras, um blog fez uma postagem sobre isso e desencadeou a fúria das jogadoras do Brasil. (embora,quando eu fui visitar o facebook da Chino, não foi exatamente isso que eu vi)

De qualquer jeito, nesse post eu deixo bem claro que vou defender a Chino, ok? Então, lembrem que isso é uma discussão, ou seja: nada de xingamento nos comentários, ok?

Quando eu fui lá,querendo realmente saber toda a história exatamente como aconteceu, eu notei várias coisas: a primeira, é que a Chino avisou educadamente sobre o fato e deu seus motivos. Quer dizer, imagine,  você estar em um espaço que é seu e vir umas 500 perguntas por dia sobre um trabalho da escola, por exemplo. Acho que ninguém ia gostar muito, não? A única diferença é que ao invés da escola para Chino, é sobre o trabalho que ela faz.

Eu realmente acho que ela teve motivo pelo o que fez. Gente, pra terem uma noção, é muita gente mesmo que joga Amor Doce, agora imagina a maioria perguntando para a Chino "Quando vai sair o próximo episódio?". Ignorar não seria fácil pelo numero de perguntas de gente que muitas vezes nem lê o que você posta. 

A solução mais cabível da Chino foi, então, bloquear as mensagens do país. Foi injusto com as outras docetes que não faziam nada? Foi. Mas também foi injusto das docetes que enviaram as perguntas fazerem isso com a Chino, que na minha opinião, merece um bom descanso. 

A situação também me lembrou de quando a turma conversa demais, a ponto de não deixar o professor falar. O que o professor faz? Dá lição de moral, em todo mundo. Principalmente quando a turma é grande demais pra mandar cada um que conversa pra fora da sala e chamar a atenção da pessoa. Sim, é cansativo. 

Agora, a segunda coisa que notei: a Chino respondia os comentários das docetes brasileiras que achavam isso injusto, e em particularmente uma delas, ela falou que não estava destratando do Brasil nem nada do tipo. Que apenas precisava de um tempo, de uma folga. Sinceramente: Vocês acham que ela estava errada? Todo mundo precisa de uma folga de vez em quando, gente! Não dá pra ficar dia, tarde e noite só postando algo que agora virou obrigação pra você.

E, por fim, a terceira coisa: eu não consegui achar (ou ao menos não consegui traduzir todos os comentários) algum comentário de alguma docete francesa falando mal de uma brasileira. E, mesmo assim, culpar a Chino por algumas docetes francesas xingarem as brasileiras, ao meu ver, é a mesma coisa que as docetes viram que a Chino iria bloquear as mensagens do Brasil e sentir que foi uma injustiça com quem não tinha perguntado nada.

Do mesmo jeito que as docetes que não perguntaram nada sobre o jogo sofreram com a besteira das que fizeram, a Chino também acabou sofrendo por causa das besteiras das francesas preconceituosas. Porque o que eu mais vi foi docete decepcionada com ELA, e não algumas francesas. Já eu, realmente estou decepcionada com as francesas preconceituosas, que dão este tipo de exemplo.

Agora, é com vocês: A opinião de vocês mudou com esse artigo meu? O que vocês acham sobre isso?

5 comentários :

  1. nao é nem o fato de Chino ser ou não preconceitosa. O termo certo seria tolerância!
    e quando ela estoura é difícil, mesmo.
    raiva mesma, é dessas franceças que me dao no nervo! Pelo menos eu tomo banho (un

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo, porém, o erro foi a ação da Chino contra os xingamentos. "Ah, mas ela não fez nada" Exatamente! Eu acho que como criadora do jogo, ela deveria bloquear a página para as francesas também, afinal ela ofendeu as brasileiras, e a Chino deixou passar!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, quando eu fui no Face da Chino a maioria das mensagens que eu vi foram das brasileiras, e eu não tinha visto nenhuma de alguma francesa xingando as brasileiras, mas como a Chino estava respondendo os comentários acho que ela viu e respondeu algo sim às francesas.
    Mas eu não acho que se a Chino tivesse visto ela teria "deixado passar" :3 Eu só fiquei sabendo dos xingamentos pelo o que alguns blogs falaram mesmo, mas ver eu não vi .-.

    ResponderExcluir
  4. Não foi na página da Chino que as francesas chingaram. XD foi em uma página francesa do Amor doce, acho que era Amour sucré troll, alguma coisa assim, foi lá que começaram a chingar. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso explica tudo~! Mas então como podemos ter certeza que a Chino viu os comentários? .-.

      Excluir

Leia a nossa página de Regras antes de comentar, por favor :3